sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Dr. Maurice - Lupus - Doença Cármica

 LUPUS - DOENÇA CÁRMICA
Hoje, meus filhos, permitai-me que vos chame dessa forma, pois eu vos quero como tal, à guisa de um melhor esclarecimento, falaremos hoje sobre o lupus.
Esse nome é usado para designar duas síndromes. A primeira é uma forma lenta de lesão da pele atribuída à tuberculose, que denominamos de lupus vulgar. A outra síndrome constitui-se numa afecção de fibras colágenas da pele, das articulações, do fígado e dos rins, que denominamos de lupus eritemetoso.
O inicio do lupus vulgar se dá por volta dos trinta anos. Começa com um pequeno calombo ou tubérculo amarelo-castanho, que aumenta progressivamente de tamanho, e, a longo prazo, termina por provocar lesões da pele. Pode haver perda de tecido, principalmente no rosto, evidenciada pelo aparecimento de ulcerações na pele do nariz, boca e pálpebras, poderá haver perda as sobrancelhas. Afeta também a cavidade bucal, a garganta e o nariz. Pode ser tratado mediante o uso de anti inflamatórios.
O lupus eritemetoso é uma doença relativamente rara e de causas desconhecidas, que ataca principalmente mulheres, adultos, jovens e pessoas de meia-idade.  No plano espiritual é conhecida como doença cármica, tanto quanto o câncer. A enfermidade é conhecida pela sigla S L E devido à presença no sangue de uma ampla variedade de proteínas com características de anticorpos. É um tipo de doença sanguínea caracterizada pela destruição dos glóbulos vermelhos do sangue, ou seja, anemia hemolítica e, às vezes, desempenha papel predominante nas hepatites e nas cirroses hepáticas.
Nas pessoas portadoras de lupus eritemetoso, é encontrado no sangue, quando examinado, um leucócito chamado célula L E.  Quando a moléstia ataca  de modo abrupto, o paciente apresenta febre, inchaço nas articulações e problemas do fígado e dos rins. Quando o início  é lento, o quadro é menos grave, pois limita-se mais à pele.  Apresenta, via de regra, manchas descamativas, de bordas bem delimitadas visíveis na pele, que acabam por deformar em virtude da cicatrização atrófica.


                                                                                                                                   Maurice.

Psicografada  na noite de 11/07/1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário