quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

DR. MAURICE - O CÉREBRO E A MEMÓRIA

Hoje, meus filhos (permiti-me que vos chame como tal, pois vos quero como filhos), vamos falar um pouco sobre o cérebro e os neurônios e consequentemente sobre a memória.

O cérebro normalmente pesa um quilo e duzentos gramas de massa em um adulto, possuindo 100 milhões de células nervosas em atividade que se a mais de 100 trilhões de conexões.
O cérebro comanda tudo: o raciocínio, a lembrança, o aprendizado. Ouve, fala, enxerga, possui sentimentos, etc. Essa é a rede de neurônios que sempre se acreditou que acabaria como um tecido velho. Pois, depois de trinta anos, o cérebro perde em torno de 10.000 neurônios por dia. No entanto estudos mais recentes trazem-nos uma esperança. Com a idade, temos perdas cerebrais, mas elas não implicam em danos mais severos. A morte dos neurônios não explica os apagões da memória, a perda da visão e audição, a lentidão de tomadas de decisões ou implica nas funções motoras. Os cientistas têm quase certeza de que essas perdas funcionais estão relacionadas às ligações dos neurônios. À informação de uma célula com a outra, pois eles comunicam-se entre si por intermédio dessas ramificações que denominamos dendritos. Com o avançar da idade esses dentritos encurtam, outros morrem.
Dizia-se que os neurônios seriam as únicas células incapazes de multiplicar. As ultimas pesquisas mostram que o cérebro produz neurônios durante toda vida, até na velhice, indo contra a teoria da maioria dos médicos. No entanto a eficiência com que eles se concectarão uns com os outros depende da estimulação do cérebro nos anos anteriores.
O importante é manter a atividade intelectual, inclusive para conquistar, para aprender o que foi aprendido.
O cérebro é estimulado pela leitura, pela resolução de problemas matemáticos, pela simples função de fazer palavras cruzadas, exercícios mentais coadjuvados com os exercícios físicos para manter o cérebro bem oxigenado.
O hábito de jogar xadrez, que necessita de grande concentração, é um exercício ótimo para o lobo frontal. Os exercícios de organização também são ótimos, como guarda CDs por interprete ou por estilo de musica. Arrumar o armário agrupando objetos e roupas por cor.
No hipocampo inicia-se o processo de memorização, um dos distúrbios mais comuns na velhice. O interessante é associar nomes de pessoas com algo do seu cotidiano, como também para fixar datas e endereços, fazer compras em mercado, etc.
O cerebelo é do tamanho, mais ou menos, de uma bola de tênis e possui cerca de 100 bilhões de neurônios. É responsável pelo senso de equilíbrio e fica na parte de trás da cabeça. Exercita-se o órgão fazendo trabalhos manuais para manter a coordenação motora. Ginástica aeróbica ajuda a preservar o equilíbrio.
Lobo Parietal é onde estão processadas as informações de espaço e volume. Graças e ele não vivemos esbarrando com os outros e se avalia o tamanho das roupas. Os jogos de montar, os quebra-cabeças, a dança são ótimos exercícios.
Lobo occipital é o centro da visão. Por ele as pessoas podem diferenciar objetos de cores e texturas muito semelhantes.
A maneira eficaz e divertida de estimular esse lobo é decifrar imagens ambíguas. A alegria, o bom humor e as emoções positivas fortalecem o organismo e ajudam a chegar à velhice com ânimo da mocidade.
Pois as emoções positivas inibem a produção de dois hormônios que, em excesso, é danoso a saúde: o estradiol e a adrenalina, pois essas substâncias baixam as guardas das defesas do organismo propiciando o aparecimento de infecções e dificultando o tratamento de uma série de doenças, inclusive a recuperação de infartos.
Vamos nos exercitar para que tenhamos uma vida melhor, com o cérebro funcionando bem, tendo uma boa saúde e um cérebro jovem, apesar da idade.

Maurice

Psicografado no núcleo de trabalho, na noite de 06/02/2004.




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