terça-feira, 28 de agosto de 2012


Damião – Pai Querido

 

Pai sofri o rigor de iníqua sorte

Quando foste arrancado do trono, perdendo o titulo de Majestade

Do Brasil, que te julgou sem piedade,

Deixando teus filhos imersos na dor,aspirando até mesmo à morte.

 

No entanto, meu destino era servir o Brasil,

Pátria jovem e varonil,

De ter uma filha, de forte ideal,

Em dar um fim a escravatura, missão para ela fundamental.

 

Assim mesmo, quantas vezes a dor assolou meu peito, fazendo lágrimas rolarem em meu rosto sem jeito,

Sempre às escondidas, pois um Imperador teria de ter uma alma forte,

Que o acompanharia até a morte.

 

Minhas lagrimas eram oriundas pela tua falta, pai querido,

E pela mãe emprestada, que me considerava como filho, como amigo.

Em minha inocência de verdes anos,

Achava que podias retornar ao teu trono soberano.

 

Todavia, com o passar dos tempos,

Consegui compreender tua situação a contento:

Imaginava-te como herói nos campos de batalha,

Sem avaliar as privações porque passavas.

 

E quando a criadagem comentava que eras um doidivanas, um insano

Eu, irado, mandava que se respeitasse o soberano.

Quando eu soube que estavas doente,

Revoltei-me triste, descontente,

Querendo ir ao teu lado, amado,

No entanto, tive que permanecer no Brasil um tanto amuado.

 

Para mim, eras e és o herói adorado,

Cuja presença queria ter sempre ao meu lado.

Vibrei quando conseguiste destronar meu tio, que não conheci,

Desejando estar ao teu lado, junto de ti.

 

Não compreendi porque renunciaste ao trono em prol de minha irmã;

Depois, entendi que pensavas no dia de amanhã.

Porque te sentias doente e alquebrado,

Querendo viver um pouco com minha segunda mãezinha ao teu lado.

 

Quando desencarnaste, então,

Quanta dor refulgiu em meu coração;

Por não poder te ver e despedir-me de ti,pai amado,

Tampouco chorar, estando ao teu lado.

 

Mas, tudo passou, pai querido,

E, agora, te encontrei e te amo tanto, como no passado amigo.

E, no dia dos pais, além de te homenagear,

Poderei um pouco ao teu lado estar.

 

Que nesse dia a ti dedicado,

É o meu desejo que a felicidade paire ao teu lado,

Apesar da dor e da desilusão

Que poderão afligir teu pobre coração.

Que nesse dia, a paz de Jesus

Reine em teu lar, emoldurando-o de luz.

 

 

Damião

 

Psicografada no núcleo de trabalho, na noite de 30/07/1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário